top of page

FOCO/ESCOPO

          A Revista Pedagogia UFMT (RPU) é um periódico de fluxo contínuo organizado pelo Grupo PET Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, com a participação de professores e estudantes do Instituto de Educação,  especialmente do Curso de Pedagogia, prioriza a divulgação de trabalhos no formato de artigos, resenhas e relatos de experiência.
          A Revista é um canal de divulgação científica de Acesso Aberto e livre de taxas de submissão ou de aceite (APC), que tem como objetivo o fomento, análise e divulgação de produções científicas, bem como de iniciativas exitosas ou projetos inovadores, de professores e gestores da Educação Básica  e Superior e estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Educação, propiciando a articulação entre as diferentes áreas e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.​ 

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

          Os direitos dos autores sobre suas publicações, tem fundamento e seguem as normas da Lei n 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Além disso, a Revista Pedagogia UFMT dispõe das diretrizes estabelecidas pela Licença Creative Commons CC BY 4.0, que permite a utilização dos manuscritos para fins diversos, mesmo comerciais, sob a responsabilidade de atribuir devidamente o crédito.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

          Conforme a Política de Acesso Aberto, o acesso às publicações da Revista Pedagogia UFMT é gratuito. A reprodução e utilização, integral ou parcial, das obras para quaisquer fins deve creditar, devidamente, a publicação original e sua autoria. Além disso, a Revista não cobra taxa de submissão ou de aceite (APC).

AVALIAÇÃO POR PARES

          A avaliação dos trabalhos submetidos é realizada por dois membros do conselho consultivo, que formado, majoritariamente por parecerista ad-hoc externos. São levadas em consideração os seguintes critérios: Relevância e pertinência do trabalho para a área de Educação; Riqueza conceitual e exploração do tema de estudo; Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; Interlocução com a produção da área; Originalidade do estudo no campo da Educação; Adequação do formato do texto às normas da revista e da ABNT; Qualidade da relação acadêmica. Havendo contradições significativas, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista

SOFTWARE IDENTIFICADOR DE PLÁGIO

          Durante o processo de triagem, antes do trabalho ser enviado aos pareceristas especialistas, o trabalho é submetido ao recurso identificador de plágio CopySpider. Se identificada uma chance relevante de plágio (acima de 4%), o trabalho é desclassificado.

bottom of page